Você já ouviu falar sobre a Ortopedia Funcional dos Maxilares?
São diversas as especialidades dentro da Odontologia, umas mais conhecidas do que outras. A Ortopedia Funcional dos Maxilares, por exemplo, é uma das especialidades que você pouco ouve falar, mas vamos te explicar tudo neste artigo.
Em tese, a Ortopedia dos maxilares trata os desequilíbrios e as alterações musculares, ósseas e posturais do paciente. Por vezes, é confundida com a Ortodontia, porém a diferença entre elas é o fato da Ortopedia agir diretamente no desenvolvimento das estruturas da face. A ortodontia se baseia em movimentos dentários para a correção de seus posicionamentos.
De forma geral, há várias correções que podemos solucionar com essa técnica. Portanto, as queixas que mais levam os pacientes a realizarem a Ortopedia Funcional dos Maxilares são: queixo saliente ou para dentro, dentes tortos ou apinhados, mordida cruzada, falta de espaço, respiração oral, bruxismo, lábios abertos, etc.
Como sempre enfatizamos, a prevenção é o melhor caminho. Quanto mais cedo for diagnosticada a necessidade de tratamento, maior a atuação precoce para prevenir problemas como desequilíbrios mastigatórios, disfunções articulares, problemas periodontais, etc.
Ressaltamos que não há como o paciente descobrir por conta se o caso dele é indicado à Ortopedia Funcional dos Maxilares ou a Ortodontia, por isso, procure um profissional de sua confiança para realizar uma avaliação detalhada.
Tem mais dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente:
Unidade Berton & Brito – Campinas
R. Mogi Guaçu, 403 – Chácara da Barra⠀
(19) 3252-5852| (19) 99393-6782
Unidade Berton & Brito – Indaiatuba⠀
R. Dom Idelfonso Stehle, 380 – Cidade Nova
(19) 4105-7880 | (19) 98355-2289
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!