A saúde bucal está diretamente ligada à saúde do coração, representando uma conexão vital que cada vez mais é ressaltada por especialistas. A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) destaca que a prevenção de doenças cardiovasculares pode ser potencializada por meio de cuidados adequados com a boca, especialmente no controle de infecções e inflamações que podem afetar o organismo como um todo (American Heart Association, AHA).

Saúde Bucal e Coração: uma Relação Importante

Bactérias que proliferam na boca em razão de gengivite e de periodontite podem entrar na corrente sanguínea, causando inflamação e contribuindo para o desenvolvimento ou agravamento de doenças cardiovasculares. Isso inclui problemas como a arteriosclerose (endurecimento e entupimento das artérias), aumentando o risco de infartos e derrames (American Academy of Periodontology, AAP ; National Institutes of Health, NIH).

Inflamação Sistêmica e Saúde Cardiovascular

A inflamação crônica causada por problemas bucais cria um ambiente propício para o aparecimento e progressão de doenças cardíacas (American Heart Association, AHA). Além disso, portadores de doenças cardiovasculares são mais suscetíveis a complicações decorrentes de infecções na boca, que podem agravar o quadro clínico.

Cuidados que Salvam Vidas

Manter uma higiene bucal rigorosa, realizar visitas regulares ao dentista e tratar precocemente qualquer sinal de doença gengival são medidas fundamentais para proteger seu coração (American Heart Association, AHA; American Academy of Periodontology, AAP). Essa prevenção integrada resulta diretamente em uma melhor qualidade de vida e longevidade.

 

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente:
Unidade Berton & Brito – Campinas
Rua Mogi Guaçu, 403 – Chácara da Barra⠀
(19) 3252-5852 | (19) 99393-6782

Unidade Berton & Brito – Indaiatuba⠀
Rua Dom Idelfonso Stehle, 380 – Cidade Nova
(19) 4105-7880 | (19) 98355-2289

Conte com a Berton & Brito Odontologia para cuidar do seu sorriso e da sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *